Reflexão sobre a experiência de aprendizagem em MReL

Reflexão da Aprendizagem

Ao longo da unidade curricular de Materiais e Recursos para eLearning foram propostas três temáticas de aprendizagem.

Ao longo da temática I com o tema Recursos Educacionais Abertos realizei três tarefas. Ao longo da primeira tarefa elaborei uma pesquisa sobre Recursos Educacionais Abertos o que serviu para conhecer o seu conceito. Depois houve, entre a turma uma partilha de Recursos e conhecimentos adquiridos, que ajudou a colmatar algumas lacunas existentes. Ao longo desta discussão, conheci os conceitos, as vantagens e onde e como são utilizados os Recursos Educacionais Abertos. Ao longo da segunda tarefa realizei uma bibliografia anotada onde descrevi dois itens sobre Recursos Educacionais Abertos. Esta tarefa serviu para reforçar o conhecimento sobre o tema e está disponível em: https://adelaidepaomoledias.wordpress.com/2013/05/01/bibliografia-anotada-recursos-educacionais-abertos/. Ao longo da terceira tarefa realizei um artefacto titulado de ”Potencialidades e desafios dos Recursos Educacionais Abertos” onde mostrei o que aprendi ao longo desta primeira temática e está disponível no seguinte endereço: https://adelaidepaomoledias.wordpress.com/2013/05/16/tematica-i-recursos-educacionais-abertos-artefacto/. Nesta temática, aprendi bastante sobre Recursos Educacionais Abertos e a importância de criarmos e partilharmos recursos de uma forma aberta para que estes possam, ser utilizados ou reutilizados por todos.

A Temática II: Repositórios e outras fontes online de REAs foi dividida por duas tarefas. Em primeiro lugar, estive a pesquisar fontes / repositórios de recursos educacionais abertos e partilhe as que achei mais interessantes justificando o motivo pelo qual as escolhi. Esta fase da atividade está disponível em: https://adelaidepaomoledias.wordpress.com/2013/05/20/repositorios-online-de-reas/. Nesta fase conheci diversos locais online, onde posso encontrar Recursos Educacionais Abertos nas mais diversas áreas, e até partilhar alguns, tornando assim esta tarefa muito interessante. Na segunda parte da temática escolhi dois Recursos Educacionais Abertos e realizei uma planificação para uma atividade de aprendizagem, na qual seriam utilizados esses mesmos recursos. Ao longo desta atividade aprendi mais sobre a importância de criar e partilhar Recursos Educacionais Abertos pois estes servem de auxílio no ensino/ aprendizagem de cada pessoa. Pode-se ver esta atividade, no seguinte endereço: https://adelaidepaomoledias.wordpress.com/2013/06/04/tematica-ii-repositorios-e-outras-fontes-online-de-reas/. Esta temática foi bastante importante pois ajudou-me a verificar a enorme quantidade de repositórios de Recursos Educacionais Abertos que existem e a conhecer alguns deles, para que futuramente possa recorrer a eles para utilizar aqueles recursos ou até mesmo partilhar algum realizado por mim.

Ao longo da Temática III: Produção de um REA tivemos de explorar ferramentas e serviços que possibilitassem a criação e publicação de Recursos Educacionais Abertos e escolher um tema a abordar. Depois tivemos de criar e publicar um Recurso Educacional Aberto, nesse sentido falei sobre os Aspetos a considerar na Criação de uma Revista e escolhi a aplicação Prezi para a criação do mesmo. Depois de uma pesquisa onde conheci algumas ferramentas onde poderia realizar o meu Recurso Educacional Aberto, optei pelo Prezi, por ser muito conhecido, utilizado por diversas pessoas e por ter a possibilidade de manter o recurso criado disponível para edição o que qualquer pessoa, através do link pode Reusar, Rever, Remisturar, Redistribuir e cumprir os critérios da licença atribuída e assim manter o conceito dos Recursos Educacionais Abertos. O Recurso Educacional Aberto está disponível no seguinte endereço: https://adelaidepaomoledias.wordpress.com/2013/06/26/recurso-educacional-aberto/

Todas as temáticas abordadas ao longo desta unidade curricular foram muito enriquecedoras para o meu processo de aprendizagem e o tema abordado nestas atividades voltou a contribui para o aumento do meu interesse pelo ensino online.

Por fim, quero voltar a agradecer e felicitar o professor José Mota pelo excelente trabalho desenvolvido no decorrer desta unidade curricular. Este mostrou-se sempre disponível e pronto para ajudar na concretização das tarefas e esclarecimento das dúvidas apresentadas.

Categories: mreluab13 | Etiquetas: | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe um comentário