Repositórios de Recursos Educacionais Abertos

No âmbito da Temática II – Repositórios e outras fontes online de REAs, da Unidade Curricular de Materiais e Recursos para eLearning do Mestrado em Pedagogia do eLearning foi solicitado a pesquisa e partilha de três fontes / repositórios de recursos educacionais abertos que demonstrassem algum interesse. Depois foi pedido uma fundamentação às escolhas feitas. Depois de encontrar diversos repositórios de REAs, foi difícil optar por apenas três e escolhi aqueles, que para mim são mais abrangentes a nível de áreas educacionais e de linguagem.

 

1. Banco Internacional de Objetos Educacionais, disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/

CapturarEscolhi este repositório devido à sua abrangência de áreas de pesquisa, por estar dividido em áreas educacionais e por permitir a pesquisa em diferentes línguas. Para além disso este repositório tem ligação a outros, é de fácil acesso e podemos pesquisa o objeto, por palavras-chave, por País, por idioma, por tipo ou por nível de ensino.

 

2. Portal Domínio Público – Biblioteca digital desenvolvida em software livre, disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

Capturar3Escolhi este repositório devido à sua organização pois este está dividido, à esquerda, pela pesquisa básica onde podemos pesquisar por tipo de media e idioma, e à direita, pelos destaques, o que facilita a sua navegação. A sua opção de pesquisa por conteúdo, pesquisa de Teses e Dissertações e Pesquisa por Nome do Autor, facilita a nossa pesquisa, sendo assim mais fácil encontramos o que procuramos. Mais um ponto favorável neste repositório é as ligações diretas a textos numa área específica, por exemplo: ligação à coleção Educadores.

 

3. Fundación Uni>ersia OXW, disponível em: http://ocw.universia.net/pt/

Capturar2

Um dos pontos que me levou a destacar este repositório foi a sua diversidade linguística de pesquisa e navegação no site. Para além disse este repositório mostra-nos várias informações sobre o projeto Open Course Ware e as suas iniciativas. A nível de pesquisa dos conteúdos educacionais abertos permite-nos fazer uma pesquisa por áreas educacionais, por autores, por palavras-chave e por universidades, tornando assim a nossa pesquisa mais rápida, fácil e produtiva.

Categories: mreluab13 | Etiquetas: | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: