Reflexão sobre a experiência de aprendizagem em PPel

Ao longo da unidade curricular de Processos Pedagógicos em eLearning foram propostas três temáticas de aprendizagem.
Na temática I com o tema Pedagogia do eLearning tivemos, numa primeira fase, de realizar uma bibliografia anotada com dois itens, um sobre pedagogia do eLearning e outro sobre o papel do professor online. Depois, numa segunda fase, tivemos de realizar um artefacto sobre o tema. Durante a primeira fase desta temática escolhi como itens relevantes para o tema, uma apresentação no Slideshare da autoria de Evandor Morgado em 2008 com o nome “Aprendizagem online, um novo caminho para o Ensino/Formação – eLearning o futuro” e um artigo de Eloy Rodrigues, criado em 2004 com o nome “O papel do e-formador (formador a distância)”. Esta bibliografia anotada encontra-se publicada no meu Blogue, nos seguintes endereços respetivamente: https://adelaidepaomoledias.wordpress.com/2012/11/19/bibliografia-anotada-abordagens-pedagogicas-em-elearning/; https://adelaidepaomoledias.wordpress.com/2012/11/19/bibliografia-anotada-o-papel-do-professor-em-contexto-online/. Ainda no decorrer desta temática, numa segunda fase, realizei um artefacto sobre o eLearnig e o papel do eFormador, que se encontra no seguinte endereço: https://adelaidepaomoledias.wordpress.com/2012/12/04/tematica-i-artefacto/
Nesta temática, aprendi bastante sobre o papel do eProfessor no ensino online e sobre pedagogia do eLearning. Tive alguma dificuldade, mas com alguma procura e persistência consegui encontrar itens de boa qualidade escritos em português e resolvi utiliza-los nesta temática.

Na temática II com o tema Práticas Pedagógicas em eLearning, na primeira fase, também tivemos de fazer uma bibliografia anotada com dois itens sobre o tema Personal Learning Environment (PLE). Na segunda fase tivemos de realizar uma representação visual com o nosso PLE acompanhado de uma descrição comentada. Durante a primeira fase, escolhi como itens a apresentar um site online da autoria de Bruno Leite, criado em 2011 e com o nome Ensino Tec (Ensino e Tecnologias) – Personal Learning Environments e um vídeo no youtube da autoria de Mst Celina Almeida com o nome “Meu Ambiente Pessoal de Aprendizagem”. Esta bibliografia anotada encontra-se publicada no meu Blogue, nos seguintes endereços respetivamente: https://adelaidepaomoledias.wordpress.com/2012/12/11/tematica-ii-bibliografia-anotada-1-personal-learning-environments/; https://adelaidepaomoledias.wordpress.com/2012/12/11/tematica-ii-bibliografia-anotada-2-personal-learning-environments/, tendo sido este último considerado pouco relevante, por seu um objeto muito amador e ter uma musica e efeitos que podem causar distração. Ainda no decorrer desta temática, numa segunda fase, realizei uma representação visual com o meu PLE, que se encontra no seguinte endereço: https://adelaidepaomoledias.wordpress.com/2012/12/23/o-meu-ple-adelaide-dias/
Esta temática foi bastante importante para mim pois com a criação do meu PLE ajudou-me a organizar melhor a minha aprendizagem, e ter uma melhor noção das ferramentas que já utiliza na criação da aprendizagem. Também nesta temática optei por indicar itens sobre PLE escritos em português.

A temática III com o tema Desenho da Aprendizagem Online estava dividida por três fases. Durante a fase 0 passamos por uma fase de preparação para o OLD MOOC. Nesta fase tivemos que ir ao site: http://www.olds.ac.uk/the-course para nos inscrevermos no curso e pedir adesão para participar nos grupos OLDS MOOC Open discussion e Google Groups Announcements. Ainda neste site podemos conhecer o calendário das atividades que iam decorrer durante o curso. Na fase 1, começamos a participar no OLD MOOC onde criei uma Cloudscape, que podemos encontrar no seguinte endereço: http://cloudworks.ac.uk/cloudscape/view/2686. Dentro dessa Cloudscape criei quatro Clouds como os seguintes nomes: Adelaide Dias_Learning Journal for OLDS MOOC (http://cloudworks.ac.uk/cloud/view/7108), First week of the MOOC_Adelaide Dias (http://cloudworks.ac.uk/cloud/view/7660), My dream: Photography Learning online (http://cloudworks.ac.uk/cloud/view/7208) e Presentation_Adelaide Dias (http://cloudworks.ac.uk/cloud/view/7200). Senti alguma dificuldade em acompanhar o MOOC uma vez que este era ministrado completamente em Inglês. Como nos foi sugerido uma atividade alternativa optei por realizá-la. A atividade alternativa estava dividida em três fases e na criação de um ePortefólio (https://sites.google.com/site/eportfolioadelaide/) para esta fase e para a tarefa dois onde tivemos de desenhar uma atividade online e a respetiva fundamentação pedagógica. Na tarefa alternativa, durante a primeira semana escrevemos sobre as Abordagens Pedagógicas e as Atividades que melhor se coadunam em cada uma delas. Na segunda semana fiz uma apresentação sobre os aspetos mais relevantes no desenho da aprendizagem e das atividades online. Por fim na terceira semana fiz um esboço para o desenho da atividade online.
Na segunda fase da temática III desenvolvemos a atividade online sendo que a minha atividade chama-se “Desenho da Atividade Online – Edição de Fotografia com Photoshop”, e está disponível no meu ePortfólio no seguinte endereço: https://sites.google.com/site/eportfolioadelaide/desenho-da-aprendizagem-online—edicao-de-fotografia-com-photoshop.
Este tema para o desenho da atividade online surgiu devido a um gosto enorme que eu tenho por edição de imagem e gostei bastante de a realizar.
Na minha opinião esta atividade é a que mais se aproxima do trabalho de um professor online, pois tivemos de preparar uma atividade onde tínhamos de apontar a fundamentação pedagógica, os objetivos da atividade, uma planificação, cronograma e os critérios de avaliação, pontos estes que vão de encontro aquilo que um aluno espera que um professor lhe apresente antes de iniciar uma atividade.

Todas as temáticas ao longo desta unidade curricular foram muito enriquecedoras para o meu processo de aprendizagem e sendo esta a minha primeira experiência como estudante online, a realização e os temas abordados nestas atividades aumentaram bastante o meu interesse pelo ensino online.

Em relação aos fóruns, não participei tanto quando queria, pois por vezes tinha pouca disponibilidade para me dedicar às tarefas da UC, gostava de ter tido mais tempo mas por vezes o trabalho não me permitia.

Por fim, quero agradecer e felicitar o professor José Mota pelo excelente trabalho que desenvolveu ao longo desta unidade curricular mostrando-se sempre disponível para nos ajudar na concretização das tarefas e esclarecendo sempre prontamente à nossas dúvidas e questões.

Mestrado: Pedagogia do eLearning
UC: Processos Pedagógicos em eLearning
Aluna: Adelaide Dias

Categories: mpel06, ppel6 | Etiquetas: , , | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: