Temática III – 3ª Semana

Desenho da Aprendizagem Online – “Edição de Fotografia com Photoshop

 

Duração da Atividade

3 Semanas (14 a 28 de Fevereiro)

 

Fundamentação Pedagógica da Atividade

Esta atividade tem como objetivo partilhar conhecimentos com formandos sobre as principais funcionalidades do Adobe Photoshop CS2 (versão gratuita), de forma a conseguirem editar fotografias com o Photoshop. Assim, para tal vamos desenvolver competências para:

  • Conhecer o Software;
  • Compreender tipos e formatos de imagem;
  • Entender as funcionalidades das ferramentas presentes do software;
  • Realizar os exercícios propostos (Nível Fácil, Médio e Difícil)

Esta atividade decorre na modalidade eLearning, explorando a abordagem pedagógica conectivista. A atividade baseia-se na pesquisa de informações sobre o tema, na observação de tutoriais fornecidos pelo formador e na entrega de documentos descritivos dos exercícios propostos. Esta atividade divide-se em três semanas sendo que estas são de comunicação assíncrona, com exceção do dia 21 de Fevereiro, pelas 19 horas, que será síncrona através da plataforma AnyMeeting, de forma a criar mais interação e comunicação com o grupo. O formador intervém, para esclarecimento de dúvidas e correção dos exercícios propostos ou para quaisquer outras dúvidas que os formandos tenham.

 

Pré Requisitos para a Atividade

Para a realização desta atividade o formando terá de possuir algum software e hardware, como podem observar na lista seguinte.

 

Desenho da aprendizagem online

Ao longo desta atividade os formandos têm um trabalho muito autónomo. O formador disponibiliza os materiais, a bibliografia a pesquisar e os exercícios a desenvolver. O formando vai comunicando com o formador sempre que ache pertinente e quando terminar o exercício submete o ficheiro na aplicação correspondente. Netas atividade vamos ter uma sessão síncrona. Nesta fase da atividade, através da plataforma Anymeeting, o formador convida os formandos para a sessão síncrona, começa a gravar a sessão, e começa a comunicar com os formandos através do chat. O formador e os formandos ligam a webcam para criar uma maior interação. Depois o formador pergunta se estão todos preparados, e começa a sessão. O professor tem o microfone ligado e começa por fazer algumas questões sobre as ferramentas do photoshop, enquanto isso, mostra a tela do seu computador onde disponibiliza aos alunos alguns recursos importantes sobre o tema. Depois faz o upload de um documento com informações importantes sobre o photoshop para os alunos lerem e comentarem. Agora dá permissão a um de cada vez, ligando o microfone ao aluno para este falar e comentar a matéria apresentada, ao mesmo tempo os restantes colegas podem colocar questões/sugestões via chat. Depois o professor apresenta um vídeo do youtube com um tutorial explicativo de exercícios de nível fácil e médio no photoshop  e pede aos alunos para o assistirem com atenção. Depois de finalizado o vídeo o professor cria um questionário com perguntas sobre a matéria apresentada e sobre o vídeo que visualizaram, para os alunos responderem. Terminado o questionário, segue-se o esclarecimento de dúvidas onde os alunos podem colocar questões ao professor ou aos colegas via chat ou pedem permissão ao professor para falar. Esclarecidas as dúvidas o professor dá por encerrada a sessão e termina a gravação. Por fim, fica disponível na página do Anymeeting do professor, no menu My Meetings a gravação da sessão e o professor envia-a por e-mail aos alunos para que estes possam assistir posteriormente. Esta sessão terá uma duração de 2 horas, sendo que inicia as 19horas e termina às 21horas.

 

Planificação da Atividade

Semana 1 – 14 a 18 de Fevereiro

a)      Pesquisar informações sobre as ferramentas básicas do Photoshop

b)      Visualização do tutorial disponibilizado

c)       Realização do exercício proposto (Nível Fácil)

Semana 2 – 19 a 23 de Fevereiro

a)      Pesquisar informações sobre as ferramentas Intermédias do Photoshop

b)      Visualização do tutorial disponibilizado

c)       Realização do exercício proposto (Nível Médio)

d)      Participação na sessão síncrona

Semana 3 – 24 a 28 de fevereiro

a)      Pesquisar informações sobre as ferramentas Complexas do Photoshop

b)      Visualização do tutorial disponibilizado

c)       Realização do exercício proposto (Nível Difícil)

 

Cronograma da Atividade

Fevereiro 2013

cronograma

 

Recursos

ADOBE® PHOTOSHOP REVEALED ®CS2; Elizabeth Eisner Reding; 2006, Thomson Learning

“Web Designer’s Guide to Adobe Photoshop; Chris Tull; 2006; Wordware Publishing”

Sugai, André (Atualizado 08/02/2013). Tutoriais Photoshop. [site Online]. Disponível em: http://www.tutoriaisphotoshop.net/

                                              

 A avaliação das aprendizagens

A avaliação da atividade é feita através dos exercícios realizados pelos formandos. Depois de realizar o exercício o formando submete o ficheiro na plataforma Moodle na aplicação correspondente (Submeter exercício nível fácil; Submeter exercício nível médio; Submeter exercício nível difícil) Ao longo das semanas os formandos têm de comunicar com o formador e com os colegas através do fórum da atividade, expondo dúvidas, questões ou sugestões.

avaliação

A atividade tem uma nota final de: 5 valores

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