O Meu PLE – Adelaide Dias

Nesta temática sobre o Personal Learning Environments, foi-nos pedido que elaborássemos uma representação visual do nosso PLE. Para a elaboração do mesmo, inicialmente tive de fazer uma pequena reflexão sobre as aplicações que utilizo e como é o meu Ambiente Pessoal de Aprendizagem. O meu PLE, inicialmente, era para ter sido realizado em Flash mas acabei por optar e desenvolve-lo no programa Microsoft Office PowerPoint. Este está dividido em cinco tópicos, que são eles: Comunicação, Procura de Informação, Produção, Organização e Gestão, Publicação e Partilha. Na primeira página encontra-se a identificação do PLE, o globo, que representa o mundo e como o meu ambiente pessoal de aprendizagem não tem limites e pode abranger o mundo, e os cinco tópicos. A navegação está interativa, havendo hiperligações dos tópicos para diapositivos onde cada um mostra as aplicações utilizadas.

Diapositivo1

Figura 1 – Página Inicial do meu PLE

Ao clicar no Tópico Comunicação, mostra-nos as aplicações que eu utilizo para comunicar, que são elas: Moodle; Google Translatter; Linkedin; Skype; Facebook; Google Talk; Twitter. Todas estas imagens têm hiperligação para a página inicial das aplicações. Para voltar à página inicial do PLE clicamos na palavra Comunicação. Estas aplicações estão todas associadas a dois e-mails aos quais acesso regularmente, logo qualquer atividade ou atualização que ocorra sou logo informada. Já utilizava todas estas aplicações antes de iniciar o mestrado mas agora utilizo-as numa forma mais profissional e não tanto de descontração.

Diapositivo3

Figura 2 – Página das aplicações utilizadas para Comunicar

Ao clicar no Tópico Procura de Informação, mostra-nos as aplicações que eu utilizo para procurar a informação, que são elas: SlideShare; Scribd; Diigo; Scoop.it; Issuu; Google; Delicious; Vimeo; blogger; WordPress. Todas estas imagens têm hiperligação para a página inicial das aplicações. Para voltar à página inicial do PLE clicamos na palavra Procura de Informação. Estas aplicações também estão associadas a dois e-mails, recebendo por essa via todas as informações e atualizações postadas. Já utilizava algumas destas aplicações, à exceção do Diigo, Scoop.it e Delicious, tendo havido o primeiro contacto já no decorrer do mestrado.

Diapositivo2

Figura 3 – Página das aplicações utilizadas para Procura de Informação

Ao clicar no Tópico Produção, mostra-nos as aplicações que eu utilizo para realizar os meus trabalhos, que são elas: PDF; Office; Corel VideoStudio; iSpring; MovieMaker. Todas estas imagens têm hiperligação para a página inicial das aplicações. Para voltar à página inicial do PLE clicamos na palavra Produção. Todas estas aplicações requerem instalação no computador e já trabalhava com todas elas antes de iniciar o Mestrado.

Diapositivo6

Figura 4 – Página das aplicações utilizadas para a produção e realização dos trabalhos

Ao clicar no Tópico Organização e Gestão, mostra-nos as aplicações que eu utilizo para organizar e gerir os meus trabalhos e pesquisas, que são elas: Google Calendário; Mendeley; Zotero; Microsoft Outlook. Todas estas imagens têm hiperligação para a página inicial das aplicações. Para voltar à página inicial do PLE clicamos na palavra Organização e Gestão. Já trabalhava com a aplicação do Google calendário pois ajuda bastante na organização dos trabalho e tarefas a realizar. As notificações que podemos definir ajudam-nos para não nos esquecermos das datas em que temos de entregar um determinado trabalho ou quando se vai realizar uma determinada tarefa ou atividade. Como tenho mais de um e-mail o Outlook ajuda bastante na gestão de todos eles. O Mendeley e o Zotero, não conhecia e passei a utiliza-los no mestrado, ajudando na gestão das referencias bibliográficas.

Diapositivo5

Figura 5 – Página das aplicações utilizadas para a organização e Gestão dos trabalhos e pesquisas

Ao clicar no Tópico Publicação e Partilha, mostra-nos as aplicações que eu utilizo para publicar, partilhar ou somente guardar os meus trabalhos, que são elas: Youtube; SugarSync; Google Drive; Dropbox. Todas estas imagens têm hiperligação para a página inicial das aplicações. Para voltar à página inicial do PLE clicamos na palavra Publicação e Partilha. Estas aplicações também estão associadas a um e-mail recebendo notificações quando algo novo acontece. Já utilizava todas estas aplicações sendo que a dropbox é a que utilizo há mais tempo e com mais frequência.

Diapositivo4

Figura 6 – Página das aplicações utilizadas para a Publicação e Partilha dos trabalhos

O Google e todas as suas aplicações prevalecem e são as que utilizo mais frequentemente. Já utilizava algumas das aplicações aqui apresentadas ao longo do PLE mas agora utilizo com outros objetivos como e o caso das aplicações de comunicação. São poucas as que comecei a utilizar somente desde o início do mestrado, que são elas: Diigo, Scoop.it e Delicious, na procura de informação e o Mendeley e o Zotero na gestão de referências bibliográficas. Com o decorrer do mestrado este meu PLE será atualizado pois são várias as aplicações e ferramentas que ainda vamos trabalhar e explorar, pois com as evoluções tecnológicas, vão aparecer novas.

Deixo-vos o meu PLE na versão PDF para poderem navegar sobre ele e conhecer as suas funcionalidades.

O meu PLE

Categories: mpel06, ppel6 | Etiquetas: , , | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: