Temática II – Bibliografia Anotada 2 (Personal Learning Environments)

Almeida, Mst Celina (27/04/2010). Meu Ambiente Pessoal de Aprendizagem. [Vídeo no Youtube]. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=VQg9iepcO7A

 

Descrição:

Este item é um vídeo, titulado de, Meu Ambiente Pessoal de Aprendizagem, com 5:09 minutos que se encontra alojado no youtube, e foi realizado por Celina Almeida para o Mestrado em Tecnologia e Informática da Universidade de Vigo.

A autora inicia a sua apresentação mostrando o tema que vai abordar, que é, Personal Learning Environment e traduz para Ambiente de Aprendizagem Pessoal.

Ao longo da apresentação, Celina Almeida, utiliza várias perguntas e respostas para abordar o tema, sendo que a primeira pergunta é Personal Learning Environment, o que é? Depois apresenta a sua resposta através de um slide. Em seguida aparece uma nova pergunta. Para que serve? A resposta a esta pergunta é apresentada por tópicos em diferentes slides. Para descrever a Definição de PLE, a autora utiliza a seguinte frase: “O Conceito de Personal Learning Environment, representa o mais recente passo evolucionário para uma aprendizagem centrada nos alunos.” Continuando com a apresentação, a autora justifica o porquê do surgimento dos PLE e a sua Evolução. Seguidamente, mostra a importância dos PLE na Aprendizagem ao longo da vida e na Aprendizagem informal. Aos 2:44/ 5:09 minutos da apresentação a autora mostra um exemplo de um PLE, seguido da Importância de ter um PLE, destacando, a responsabilidade, a aprendizagem contínua.

A apresentação termina com alguns concelhos aos utilizadores de PLE, que podemos ver ao longo de diversos slides, tais como: “Explora tudo o que conseguires”, “Usa apenas o que precisares”, “Sê criativo”, “Coloca o teu PLE na rede”. “Mas não te esqueça…” “Foca-te na aprendizagem”. “Podemos questionar tudo”… “e refletir”. “Colabore”… “Investigue”.” Enfim…APRENDA” A autora conclui, defendendo que todo o tipo de aprendizagem, precisa de uma organização pessoal e podemos encontrá-la presente num PLE.

Ao longo da apresentação, alguns dos slides são acompanhados por imagens representativas dos tópicos e podemos ouvir música a longo de toda a apresentação.

 

Comentário:

Este vídeo sobre os Personal Learning Environment, está muito simples e direto. A autora tenta “jogar” com as perguntas e respostas, sendo muito objetiva e clara nas suas descrições. O tipo de letra utilizado e as frases curtas facilita a compreensão da informação e não torna a apresentação aborrecida. A duração, sendo que é de 5 minutos e 9 segundos não é considerada uma apresentação muito longa o que, num primeiro contato, suscita interesse. Apesar do tempo, poder ser considerado, reduzido a autora, consegue mostrar e apresentar uma boa definição para PLE. O fundo azul utilizado na apresentação, foi muito bem pensado, pois é simples e não desvia a atenção e o leitor foca-se naquilo que realmente interessa que é o texto. Por outro lado acho que a escolha de uma música com letra, poderá não ser uma boa opção pois pode levar o leitor a dispersar, sendo mais indicado utilizar-se uma música apenas instrumental.

Categories: ppel6 | Etiquetas: , , | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: