Temática II – Bibliografia Anotada 1 (Personal Learning Environments)

Leite, Bruno (18/10/2011). Ensino Tec (Ensino e Tecnologias) – Personal Learning Environments. [site Online]. Disponível em: http://ensinotec.com/index.php?option=com_content&view=article&id=14&Itemid=58&showall=1

 

Descrição:

O site, de nome EnsinoTec (Ensino e Tecnologias) tem como objetivo divulgar as tecnologias no ensino. No Menu Principal, situado ao lado esquerdo do site, podemos encontrar o tema PLE. Este tema no site está dividido em três tópicos descritivos, que são eles, Personal Learning Environment; O PLE deve conter?; Teorias para um PLE. Encontrando-se este último ainda em construção.

No tópico, Personal Learning Environment, o autor, Bruno Leite começa por falar do conceito de PLE, dizendo que “Da noção de PLE, regista-se uma diversidade de perspetivas e enfoques que tornam difícil chegar a uma única definição”, e logo de seguida apresenta algumas definições de PLE citadas por diferentes autores, tais como, Ron Lubensky (2006), George Siemens (2007), Attwell (2007), Wilson (2008) e Anderson (2007). Depois das definições apresentadas por vários autores, Bruno Leites acrescenta “as definições de PLE variam entre os autores, alguns sugerem que os princípios dos PLE podem ser apresentados através de um software, enquanto outros sugerem que um PLE deve ser entendido enquanto conceito e não como uma ferramenta específica.”

De seguida o autor continua a falar do PLE como conceito e mostra onde se baseia o PLE, explica o que são, o que incluí e o que compõe o PLE. Descreve através de uma fase do autor (Simões, 2010), o que é possível promover e para que serve o PLE na aprendizagem informal. O autor fala do desenvolvimento dos PLE como uma resposta às várias mudanças sociais e à forma como as pessoas olham para o desenvolvimento da aprendizagem e do conhecimento, logo existe um crescimento e uma mudança nos ambientes pessoais de aprendizagem assim como nas pessoas. Continuando o tópico, é feita uma descrição que explica como os utilizadores podem utilizar os PLE relacionando-os com a sua aprendizagem pois estes são vistos e descritos como recursos que ajudam o utilizador a gerir, a controlar a definir objetivos e a comunicar com outros participantes no seu processo de aprendizagem. Para terminar este tópico, o autor descreve os PLE como ferramenta específica, definindo-os como uma aplicação, ou conjunto de aplicações utilizadas para organizar um processo de aprendizagem e realça que alguns autores defendem que os PLE devem utilizar ferramentas da Web 2.0 mas também relações interpessoais entre aluno – aluno, aluno – professor.

No tópico, O PLE deve conter?,o autor começa por apresentar alguns pontos, seguido de opiniões de diferentes autores sobre o que os PLE devem conter. De seguida, destaca três princípios referentes à aprendizagem e ao desenvolvimento pessoal: a Interação, a Usabilidade e a Relevância, descrevendo cada um deles.  Depois é possível vermos um vídeo de Jordi Adell que descreve e divide um PLE em três partes principais e fala de algumas ferramentas e serviços de um PLE. No fim do tópico são identificadas, por Jordi Adell, algumas vantagens de um PLE.

O tópico Teorias para um PLE, encontra-se ainda em construção.

Para finalizar o tema o autor criou um tópico onde colocou todas as referências utilizadas para a criação e desenvolvimento do tema PLE.

 

Comentário:

Bruno Leite, ao longo deste site, mais precisamente no tema PLE faz uma abordagem e descrição bastante completa sobre os PLE, utilizando em grande parte dos seus comentários citações de diferentes autores mas nunca deixando de mostrar as suas próprias conclusões.

A forma como estruturou o tema, dividindo-o em três tópicos, dá uma maior usabilidade ao site e ao tema em questão, pois não prolonga demasiado a informação ao longo da página. O utilizador pode ler o tema por tópicos ou se preferir pode ler o documento seguido. A linguagem utilizada é simples e direta facilitando a sua compreensão.

Este tema, foi desenvolvido no site, a pouco mais de um ano, sendo que ainda se encontra com tópicos em construção e com o autor a fazer atualizações, sendo que a última foi registada a 28 de Fevereiro de 2012, logo podemos dizer que as informações colocadas no tema são atuais.

Em termos gráficos, o site tem uma navegação bastante simples e direta, pois tem todos os menus, sempre visíveis, em cima e ao lado esquerdo, podendo o utilizador mudar de menus sempre que quiser e nunca se “perder” ao longo da navegação pelo site.

Categories: ppel6 | Etiquetas: , , | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: