Bibliografia Anotada 1

Morgado, Evandro (18/03/2008). Aprendizagem online, um novo caminho para o Ensino/Formação – eLearning o futuro. [Apresentação no Slideshare]. Disponível em: http://www.slideshare.net/evandromorgado/um-futuro-para-o-elearning

Descrição:

Evandro Morgado mostra-nos uma apresentação sobre a Aprendizagem Online, onde o autor descreve as perspetivas pedagógicas, sociais, técnicas, tecnológicas e institucionais relativamente ao futuro do eLearning.

O autor inicia a sua apresentação com um diapositivo descritivo da sigla “e” presente na palavra eLearning, justificando que esta representa tudo o que eletrónico e que significa a Era Digital e a Internet. De seguida o autor faz um destaque à Geração Virtual e mostra as capacidade que esta geração desenvolveu, destacando a comunicação através do telemóvel, a comunicação em comunidades virtuais, a partilha na internet, a diversão virtual, tanto a nível de música como de jogos. Ainda a falar da Geração Virtual o autor mostra alguns gráficos representativos da rotina da utilização diária dos média e da relação das crianças e dos jovens com as tecnologias e os meios de comunicação. Finaliza as informações sobre a Geração Virtual com uma descrição do perfil desta geração e com algumas perguntas sobre o que espera esta geração da escola e como gostariam de aprender. De seguida o autor faz um pequeno apanhado da evolução da Web onde mostra a que foi a web 1.0, o que é a web 2.0 e o que será a web 3.0. O autor continua a sua apresentação com uma descrição da Realidade virtual, onde destaca o seu conceito, a sua aplicabilidade a nível do entretenimento, da saúde, nos negócios, no treino para simuladores de voo, em teste de qualidade de veículos e na Educação onde fala sobre o que a realidade virtual permite e quais as vantagens ao nível da educação. Depois faz uma pequena descrição sobre a realidade aumentada e a Educação onde disponibiliza um exemplo de realidade aumenta com uma hiperligação para um trabalho sobre gráficos tridimensionais atualizados em tempo real.

Depois de todos os temas abordados em cima o autor agora compara-os com o eLearning. Inicia com um quadro onde compara a Web com o eLearning nas suas diferentes fases (Web 1.0, 2.0 e 3.0), (eLearning 0.0, 1.0,2.0 e 3.0). Depois compara a realidade virtual com o eLearning, onde define Second Life e defende que o Second Life configurado a partir da plataforma Moodle poderá revolucionar o eLearning. Por fim compara a realidade aumentada com o eLearning onde disponibiliza uma hiperligação para um exemplo de um livro interativo onde colocado em frente a uma webcam mostra diversas ilustrações 3D com os seus respetivos sons. Depois realça que a realidade aumentada aplicada ao eLearning poderia ser uma mais-valia.

Para finalizar a apresentação o autor mostra-nos quais as tendências de Futuro no eLearning, onde destaca a implementação de Learning Organization, uma atualização nos manuais utilizados, favorecendo os materiais mais ecológicos (por exemplo: DVD), a implementação de gLearning (jogos educativos), a utilização de plataformas e conteúdos maleáveis que se adaptem aos diversos mecanismos usados pelos utilizadores e a adaptação aos modelos pedagógicos oferecendo mais flexibilidade entre as modalidades de educação (eLearning, Presencial e bLearning).

Depois de uma apresentação onde o autor descreve, o “e” de eLearning, a Geração Virtual, a Evolução da Web 1.0 até à 3.0, a Realidade virtual, a Realidade Aumentada, o eLearning e as suas tendências de futuro, o autor finaliza com três perguntas: Você está Preparado? Para aprender? Para ser o formador X+1? Deixando à interpretação de cada um de nós como é que nos sentimos em relação a toda esta informação descrita ao longo dos seus diapositivos.

Comentário:

Evandro Morgado, disponibilizou, nesta apresentação, vários conteúdos sobre o eLearning, destacando, a partir do diapositivo 45, quais são as tendências de futuro no eLearning. Como esta apresentação é de 2008 pode pensar-se que as tendências de futuro no eLearning apresentadas pelo autor, hoje são o presente mas o autor fez em perspetiva futura muito longa, sendo elas ainda, na minha opinião, uma tendência futura. A forma como estruturou a sua apresentação, é muito interessante pois faz uma breve introdução e descrição a tudo aquilo que permite a existência do eLearning antes de falar sobre o que referencia no título, que é o futuro para o eLearning. Assim permite que se perceba que não basta falar somente naquilo que o eLearning pode vir a ser mas antes e prioritariamente, temos de conhecer o seu passado, o seu presente e o que pode permite a sua evolução.

Em termos gráficos esta é uma apresentação interativa e de fácil leitura o que é fundamental numa apresentação online. A informação pode ser muito boa mas se a apresentação não for apelativa o utilizador não mostra interesse pela mesma e segue à procura, pela internet, de outras com mais interatividade.

Categories: ppel6 | Etiquetas: , | 1 Comentário

Navegação de artigos

One thought on “Bibliografia Anotada 1

  1. A escolha de apresentação de documento foi de facto bem sucedida. Fornece-nos uma compilação de informação sobre a temática, de forma clara e apelativa. Como já referi, destaco no teu comentário a seguinte afirmação:”não basta falar somente naquilo que o eLearning pode vir a ser mas antes e prioritariamente, temos de conhecer o seu passado, o seu presente e o que pode permite a sua evolução.” pois partilho da ideia de que nada poderá evoluir (ou construir-se) sem antes compreendermos a sua história.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: